terça-feira, 21 de abril de 2015

AS MANCHAS SOLARES.

O que são as manchas solares? Geralmente quando pensamos no Sol sempre lembramos do seu calor que mantêm a vida na Terra. Imaginamos uma bola de fogo amarela e perfeita, quando na verdade não é nem de fogo e nem perfeita. O Sol é muito mais complexo e intrigante do que pensamos. Neste texto, você encontrará explicações sobre as manchas solares.

Na imagem, uma imagem feita pela NASA de algumas gigantescas manchas solares que ocorreram nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2013. Duas delas foram parte de um mesmo sistema de manchas, e eram maiores do que 6 vezes o diâmetro da Terra.
                                         Crédito: NASA/SDO/AIA/HMI/Goddard Space Flight Center Fonte

O QUE SÃO MANCHAS SOLARES?


As manchas solares são regiões na fotosfera ("superfície") do Sol que vemos com uma aparência escura: manchas escuras avermelhadas na fotosfera. São escuras porque a temperatura delas é menor do que a temperatura no restante da fotosfera. A temperatura média das manchas é de quase 4.000 °C, enquanto nos locais com ausência de manchas são de cerca de 6.000 °C.

As manchas são constituídas de duas partes: a umbra e a penumbra. A umbra é a parte central da mancha onde a região é mais escura e a temperatura é mais baixa; a penumbra é a região mais clara em torno da umbra. 

Ao lado, uma imagem em detalhes de parte de uma mancha solar quase do tamanho da Terra, feita em 2002 pelo Telescópio Solar Sueco. 

Créditos: SST, Royal Swedish Academy of Sciences
Fonte


COMO SE FORMAM AS MANCHAS SOLARES


Acredita-se que origem das manchas solares estão intimamente ligadas ao campo magnético do Sol. O Sol não é um corpo rígido (como uma bola de futebol girando), mas sim uma "bola" de gás hidrogênio incandescente na forma de plasma. Por ser de plasma, a sua rotação não ocorre igualmente ao longo do seu eixo de rotação. Na região equatorial, o tempo completo de rotação é menor do que nos seus pólos, sendo de cerca de 26 dias na região equatorial e de 30 dias próximo aos pólos.

As manchas são mais frias porque o campo magnético ligado a elas atrapalha a transferência de energia no local. Essa transferência de energia é feita por convecção do material do Sol, e devido à esse campo magnético, o calor das partes mais internas não consegue subir à fotosfera.

As manchas tendem a formarem-se em grupos. A quantidade de manchas no Sol segue um ciclo de 11 anos, o chamado ciclo solar, o qual corresponde a um máximo e um mínimo de quantidade de manchas no Sol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário