domingo, 5 de abril de 2015

Planeta anão.


Um planeta anão é muito semelhante a um planeta (porém menor), dado que orbita em volta do Sol e possuigravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica). Porém, não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteroides, possui o percurso da sua órbita repleto daqueles pequenos astros.
É muito difícil a classificação dos planetas-anões. Segundo a UAI (união astronômica internacional), um planeta anão é um objeto que orbita o Sol, com uma forma redonda e que está acompanhado de outros objetos numa mesma região. Porém, observando corpos frios e que estão distantes do nosso sistema, apenas se consegue obter o seu brilho com precisão - nunca a sua forma. Este facto demonstra-nos como é delicada a classificação das classes de objetos no nosso sistema solar.
Atualmente conhecem-se cinco planetas anões no sistema solar. São eles: CeresPlutãoHaumeaMakemake eÉris, sendo os quatro últimos do tipo plutoide, ou seja, planetas-anões que orbitam para além da órbita de Neptuno, nos recônditos do sistema solar.




Domínio orbital

A distinção entre os planetas anões e os outros oito planetas baseia-se na inaptidão dos primeiros em limparem a vizinhança das suas órbitas, isto é, removerem pequenos corpos cujas órbitas os levem a colidir, capturar ou sofrerem perturbações gravitacionais. O conceito é combinado com uma noção de domínio orbital medido em termos de raio da massa de um candidato planetário com a massa total combinada de todos os outros corpos celestes na sua vizinhança. Considera-se que os planetas anões são demasiado pequenos, em termos de massa, para alterar significativamente o seu ambiente da forma que um planeta faria. Os astrónomos S. Alan Stern, chefe da missão New Horizons a Plutão, e Harold F. Levison encontraram um fosso de ordem 5 de magnitude em Λ entre os planetas telúricos menores e entre os maiores asteroides e transneptunianos. No entanto, Alan Stern discordou publicamente que Plutão seja visto como corpo celeste distinto de um planeta e fez notar que ele e sua equipe irão referir-se a Plutão como o nono planeta. Note-se que será através das páginas da NASA e da equipe de Stern que chegarão futuramente informações e as primeiras fotografias de Plutão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário