sexta-feira, 3 de abril de 2015

Os Quasares e a Evolução das Galáxias.

Um gigante e voraz buraco negro expeliu uma bolha de vento cósmico tão forte que pode mudar o destino de uma galáxia inteira.
Esse vento cósmico, detectado com dois telescópios de raios-X, está jorrando de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia PDS 456.

O Buraco negro supermassivo no centro da PDS 456 está continuamente consumindo uma substancial quantidade de alimento: Um banquete de gás e poeira rodeia o buraco negro, escorrendo pelo ralo gravitacional.

Enquanto a matéria entra, a luz irradia. Esse buraco negro está devorando tanta matéria que a radiação resultante ofusca qualquer estrela na galáxia. Esses tipos de jovens e brilhantes galáxias são conhecidas como quasares: uma galáxia ativa, com um núcleo incrivelmente brilhante, motorizada por um buraco negro supermassivo com um grande apetite.
Quando o "alimento" (gás e poeira) do buraco negro supermassivo é absorvido continuamente, ele forma um disco de acreção em volta do buraco negro. Sua temperatura chega a milhões de graus e, assim, começa a brilhar e uma grande quantidade de radiação é liberada.
Porém, nem toda a matéria cai no buraco negro. Alguma quantidade consegue escapar e formar os famosos "jatos" de radiação, os feixes estreitos de luz. Pronto, isso é um Quasar..
Novas observações da PDS 456 revelaram uma bolha de gás se movendo para longe a partir do buraco negro. Os autores da nova pesquisa fotografaram a galáxia em 5 ocasiões diferente em 2013 e 2014 e dizem que os fótons de luz emitidos pela matéria que entra no buraco negro estão empurrando o gás próximo, criando esse vento.

"Esse vento não é apenas um feixe estreito apontando na nossa direção, como estamos acostumados a ver em Quasares. É realmente um vento que fluí em todas as direções para longe do buraco negro, uma bolha." diz Emanuele Nardini, um pesquisador pós-doutorado da Universidade de Staffordshire, Inglaterra. "Com um vento esférico, a quantidade de massa que ele leva para fora é muito maior do que só aquele feixe estreito que conhecemos."

Sem mais matéria para cair no Buraco Negro, a radiação também irá cessar. O brilhante centro do quasar vai escurecer, e o Quasar "morrerá". Diminuindo a comida do buraco negro, esses ventos podem transformar quasares e outras "galáxias ativas", como a PDS 456, em quietas e serenas galáxias como a Via Láctea. Quase todas as galáxias que vemos hoje tem um buraco negro supermassivo no seu centro, mas a minoria ainda é ativa e, das que são, a grande maioria é jovem. Os ventos cósmicos podem  ser a explicação e, assim, eles podem ser parte da evolução galáctica, transformando brilhantes galáxias jovens em quietas galáxias de meia idade.

Além disso, esse vento pode retardar a formação de estrelas na galáxia. Estrelas são formadas com a concentração de gás, poeira e hidrogênio molecular. Esse vento dispersa diversas regiões férteis nesses "ingredientes", desacelerando a formação estelar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário