sábado, 4 de abril de 2015

"II Encontro Astronômico de Educadores" aconteceu em Paracambi/RJ

dia 14 de junho, acontece o II Encontro Astronômico de Educadores, em Paracambi, município a 80 quilômetros do Rio de Janeiro. O encontro ocorre a partir das 14 horas, no Espaço da Ciência de Paracambi, no campus da Fábrica do Conhecimento. Podem participar os educadores das escolas convidadas, previamente inscritos pelo sitehttp://www.on.br/conteudo/eventos/paracambi.html . Paralelamente, a partir das 15 horas, será realizada observação do céu, aberta a todos os interessados. 

O objetivo do encontro é divulgar e difundir a astronomia, utilizando os telescópios que foram adquiridos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) para as provas de observação da 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada agosto de 2012 em Vassouras e Barra do Piraí. Após a realização da 6ª IOAA, primeira olimpíada científica de nível mundial realizada em solo brasileiro, os telescópios foram doados para escolas da região. No encontro será oferecida capacitação para utilização dos telescópios nas escolas e também oficinas para o ensino de Astronomia em sala de aula. 

"Os fenômenos astronômicos e a observação do céu que tanto nos encanta, são capazes certamente de envolver os estudantes em atividades que os farão conhecer suas explicações de forma simples e divertida. E, mais importante do que isso, acreditamos que os farão curiosos em busca de outros conhecimentos com a certeza de que não é preciso ser gênio para desvendar os mistérios da natureza", conta a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON). 

Os dois eventos são coordenados pelos pesquisadores Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON), e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), e fazem parte do "Olhai pro Céu", projeto desenvolvido conjuntamente pelas duas instituições do MCTI. Os eventos contam com a parceria do Espaço da Ciência de Paracambi, da Secretaria de Estado de Educação e Esportes, da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e do grupo de astrônomos do NGC-51/ Espaço Ciência Viva, e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário